Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

ANDRÉ MALTEZ





ONLINE
1






SG: AU

 

Auditoria

 

A auditoria, tanto a externa (também chamada independente), quanto interna, tem muito a colaborar na gestão de entidades, já que a complexidade operacional e demandas por controles do patrimônio exigem acompanhamento efetivo por parte dos gestores, acionistas, controladores ou fornecedores de capital.

Por exemplo, na aquisição de uma empresa já estabelecida, o adquirente que assume a responsabilidade de um empreendimento precisa conhecer como está os registros contábeis, qual a situação patrimonial da empresa adquirida, enfim, conhecer aquilo que se assumirá. É imprescindível conhecer todas as contas do ativo e do passivo, direitos e obrigações, a curto e longo prazo e tudo mais, antes de tomar a decisão de adquirir um negócio já estabelecido.

Além da auditoria interna regular - ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas, um gestor pode servir-se de auditorias externas independentes. Estas, seja por exigência de órgãos reguladores, dos órgãos societários ou para atender a exigências legais, suprirão os administradores e acionistas com uma opinião abalizada sobre as demonstrações contábeis, de modo que essas passem a merecer a credibilidade necessária por parte dos usuários das informações econômico-financeiras auditadas.

 

Benefícios

  • Auditorias regulares permitem minimizar a possibilidade de fraudes
  • Revela falhas de controles que deverão ser supridas
  • Benefícios aos controles da entidade